segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Catecismo

Catecismo (do latim tadio catechismus, por sua vez originado do termo grego κατηχισμός, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão.
A catequese (do latim tadio catechesis, por sua vez do grego κατήχησις, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar.

Catequese narrativa

Uma catequese através de oficinas de arte: (música, dança, teatro, artes plásticas, poesia). Um trabalho realizado com o apoio de leigos e jesuítas. Uma catequese fundamentada na contação de histórias bíblicas. José de Anchieta no passado trabalhava muito com arte como um modo de iniciar os indígenas na experiência de fé cristã, era catequese narrativa. Este termo não é novo, tem sua inspiração na catequese mistagógica dos Santos Padres da Igreja (Santo Ambrósio de Milão, São Cirilo de Jerusalém e Tertuliano de Cartago).

Para conhecer um pouco da arte que estava presente no início das primeiras comunidades, conheça o tema arte paleocristã que faz uso da arte narrativa para fazer uma catequese narrativa, ou seja, uma catequese mistagógica atráves dos mosaicos, dos afrescos e das esculturas. Um outro tema é a arte presente na catacumba cristã, onde os traços são simples e trabalham basicamente com a simbologia bíblica do Velho e Novo Testamento.

veja também: http://www.santosdaigrejacatolica.com/

Um comentário:

Manel disse...

Quando era pequenino ouvi o seguinte ditado popular:
«não queiras ensinar o "PADRE-NOSSO" ao cura»

O «PADRE-NOSSO» é a oração que agora chamam de «pai-nosso».
O «cura» referia-se aos «padres».

Mas agora, que conheço algumas das enfermidades deste mundo cheguei à conclusão eles, os que se auto-proclamam o «MAGISTÉRIO da IGREJA», são os mais ignorantes e os que mais necessitam de ser ensinados, devidos a sua cegueira espiritual. Lembro o que está escrito em Apocalipse cap 3 versos 14 a 22.